DO PRAZER DE CONDUZIR

Mais desportivo, ágil e irreverente, o novo BMW 125d é a aposta da marca alemã para o concorrido segmento B do mercado europeu. O Bom Rebelde teve a oportunidade de passar um fim-de-semana com ele e mostra-vos agora, o que podem esperar deste citadino série 1 que promete sem dúvida, divertir e atrair todas as atenções

EXTERIOR DINÂMICO. INTERIOR EXCLUSIVO

Com um design cada vez mais emocionante a piscar o olho aos amantes dos desportivos, o renovado herói da BMW combina na perfeição a performance ao estilo de vida urbano. Para este ensaio de fim de semana, a BMW apresentou-nos a sua versão 125d equipada com um motor TwinPower Turbo de 4 cilindros a Diesel, de 224cv capaz de ir dos 0 aos 100 em apenas 6,3 segundos. Escusado será dizer que facilmente nos pomos em sarilhos se não olharmos para o velocímetro...

IMG_5408.JPG
IMG_5527.JPG

Quanto às inovações, o novo 125 integra uma série de excitantes sistemas de auxílio à condução e funções de comunicação no habitáculo, conectividade e info entertainment táctil que não só aumentam a segurança passiva e activa do veículo, mas também prometem uma melhor experiência de condução.

Com carroçaria de dois volumes e três portas, este 125d destaca-se por uma espacialidade interessante, tanto ao nível da vivência interior bem como na arrumação e volumetria da bagageira. Uma nota muito positiva também para o nível elevado de conforto dos bancos em pele, que favorecem as cotas de habitabilidade e de bem-estar no veículo. 

2.jpg

No exterior, a incomparável grelha dupla com friso exclusivo em preto e as entradas de ar de grandes dimensões, fazem da frente do BMW Série 1 uma demonstração de domínio e de um indomável estímulo para o futuro. Também os faróis planos e escurecidos sublinham o caráter que se quer, cada vez mais desportivo. 

IMG_5475.JPG
IMG_5476.JPG

Já as jantes arrojadas, o pára-choques distinto e as luzes traseiras LED em forma de L criam uma imagem inspiradora na traseira. As ponteiras de escape em preto cromado incluídas de série na Versão Shadow e na Versão Desportiva M Shadow conferem ainda mais dinamismo a este citadino irreverente. 

IMG_5502.JPG

EXUBERANTEMENTE DESPORTIVO. REGRADO NO CONSUMO

Graças ao binário do motor Turbo de rotações elevadas, o 125d  proporciona momentos de condução divertida e incrivelmente ágil - sobretudo em combinação com a opcional suspensão adaptável M e com uma direcção desportiva variável, igualmente disponível como opcional. Quer se tratem de viagens na cidade, estradas secundárias ou em autoestrada, este BMW é sempre eficiente. No modo ECO PRO, necessita de uma quantidade surpreendentemente reduzida de combustível, o que aliviará as idas aos postos de abastecimento. 

Com uma caixa de 8 velocidades e 4 modos de condução, o novo série 1 apresenta:

O modo ECO PRO, onde a eficiência é aumentada evitando reduções de velocidade e a função de marcha por inércia é activada, o que permite ao automóvel deslizar com uma resistência especialmente baixa desligando o motor. Isto reduz consideravelmente o consumo de combustível e aumenta significativamente a autonomia.

O Modo COMFORT,  disponível para viagens tranquilas e descontraídas, durante as quais é activado um programa de mudanças de velocidade suave com um nível de rotações mais baixo. Em combinação com a suspensão adaptável M, garante que qualquer irregularidade do piso permaneça praticamente imperceptível.

O Modo SPORT, que em combinação com a suspensão adaptável M, oferece uma afinação mais desportiva da suspensão, combinada com uma maior rígidez dos amortecedores. Assim, o modo sport garante uma resposta mais espontânea do sistema de tracção e da direcção, bem como um prazer de condução ilimitado.

O Modo SPORT+, A escolha certa para um estilo de condução decididamente desportivo e de melhor performance. Aqui, os intervalos de rotação são minimizados entre as velocidades, permitindo uma aceleração com nível de impulso especialmente elevado. Além disso, a função DTC (controlo dinâmico de tracção) entra em acção, conferindo ainda mais derrapagem às rodas motrizes. Basicamente este é o modo HAPPY e sem dúvida o mais divertido, onde podemos realmente desfrutar de todo o potencial que o carro tem para oferecer.


Em estrada, o 125d passou com distinção em todas as provas que lhe foram sendo suscitadas e em algum caso apareceram os habituais ruídos desagradáveis. As mudanças de velocidade foram praticamente imperceptíveis e os consumos bastante agradáveis, até quando levado ao limite.  Sem dúvida, um carro vencedor no segmento B.